top of page

Comunicação textual nas empresas, uma questão estratégica

  • Foto do escritor: roizluis
    roizluis
  • 3 de set. de 2019
  • 2 min de leitura


ree
Mentor de redação

RHs devem incluir a capacitação no idioma como matéria da educação corporativa


Quem nunca se deparou com e-mails corporativos que pouco ou nada comunicam, denotando deficiências do emissor ao procurar transmitir informações necessárias à boa performance no trabalho? Não se trata apenas das normas gramaticais, frequentemente desrespeitadas, mas de comunicação, acima de tudo.

Além das mensagens eletrônicas, podem ser registradas falhas idênticas em relatórios e demais textos produzidos nas mais diversas funções e níveis hierárquicos. O fenômeno atinge, igualmente, a comunicação interna e externa, aquela que envolve clientes, fornecedores e demais atores no mercado.

Eis a questão

O problema começa na educação básica, passando pelo ensino superior e além. As deficiências no ensino da linguagem escrita são sobejamente conhecidas e até admitidas por aqueles que não temem o aperfeiçoamento contínuo. Diante dessa realidade, os responsáveis pelos Recursos Humanos nas empresas podem e devem assumir o papel de vanguarda na melhoria da comunicação textual.

Mas como?

Na atual maré alta de investimentos e ações ligados à educação corporativa, merece atenção a mentoria ou curadoria em redação. Esse treinamento pode ser aplicado de forma simples pelo método EAD, hoje consagrado graças a sua versatilidade. A partir de um diagnóstico alfaiatado, na medida das necessidades de cada indivíduo e da gestão, é possível aprimorar habilidades na escrita por meio de um sistema de troca de e-mails entre funcionário e mentor.

Métricas objetivas

Quem mede, controla. Quem controla, melhora. Assim, os RHs podem dispor de um feedback preciso sobre o investimento feito nessa matéria.

Pontos de avaliação exigidos nos textos dos integrantes do quadro de funcionários

1 - Demonstrar conhecimento da escrita formal na língua portuguesa utilizada no ambiente corporativo. Dominar o jargão do setor de atuação da empresa, inclusive termos e expressões em inglês e outros idiomas do mundo dos negócios.

2 - Fazer-se compreender na linguagem textual, colocando com clareza as propostas de suas tarefas dentro da empresa, bem como fora dela (fornecedores, clientes e demais públicos). Aplicar conceitos da empresa em suas redações, como e-mails, relatórios etc.

3 - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos no contexto de suas atividades na empresa dentro de suas atribuições funcionais. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação.

4 - Expressar-se na forma escrita com agilidade e precisão, buscando sempre a comunicação objetiva e eficiente.

Ao utilizar tais critérios, o mentor de redação, um facilitador, consegue potencializar a capacidade de comunicação escrita na empresa visando eficácia e padrão de excelência nos negócios.

Procure um mentor de redação corporativa o quanto antes.

Luís Sérgio Roizman - roizluis@uol.com.br 13 99126 7147.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Latim

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/portugues/o-estudo-latim-as-interfaces-metodologicas-ensino-lingua-portuguesa.htm

 
 
 

Comentários


Contact

11 98208 6103 - 13 99126 7147

©2019 by Luis Sergio Roizman. Proudly created with Wix.com

bottom of page